O sistema de ensino na França

Antes de falar sobre o procedimento Campus France,que tinha prometido como o post seguinte, pensei em falar sobre algo que também é super importante, então aí vai:

Você conhece o sistema de ensino na França? Pois tenha em mente que ele é bem diferente do brasileiro, e isso faz toda diferença na hora de se candidatar. Eu tive a sorte de ter alguém para me explicar como tudo funcionava, senão ia ser difícil. Eles tem o Lycée, que é como o nosso Ensino Médio, e depois o BAC (Baccalauréat), que é parecido com o nosso antigo vestibular. Não confunda com o Bacharelado, o BAC é só uma prova que dá acesso às universidades francesas. Aí vem o Licence, que aí sim é parecido com o nosso Bacharelado, e são 3 anos de estudos. Depois eu confesso que não sei como funciona para as outras áreas, mas para a Psicologia, especificamente na UFRJ, o Licence é um ano a menos do que o Bacharelado. Aí depois eles tem o Master, que são 2 anos. O Master 1 é um ano mais genérico, de estudos gerais da área, e tem o Master 2 Professionnel, que dará ao estudante de psicologia francês o título de psicólogo, permitindo que ele pratique a profissão. Só com o Licence o estudante não é psicólogo, logo não pode praticar. O nível acadêmico que eu tenho é equivalente a este Master 2 Pro, porque sou psicóloga no Brasil.

Tem também o Master 2 Recherche, que é o que eu vim para cá para fazer e que pode ser validado no Brasil como diploma de Mestrado. Este é parecido com o nosso Mestrado mesmo, você faz uma mémoire, que é a famosa dissertação, e tem um Directeur de Recherche, o famoso orientador.

Depois o céu é o limite. Tem o Doctorat e por aí vai...

Tudo isso é assim: BAC+3 = Licence; BAC+5 = Master (Pro ou R). Se você tiver 4 ou 5 anos de estudos superiores no Brasil (BAC+4 ou BAC+5), você pode se candidatar direto para o Master 2 Recherche, o que é interessante, já que no Brasil os cursos superiores tem geralmente a duração de 4 ou 5 anos.

Agora, sim, no próximo post falaremos sobre o procedimento Campus France.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Linda, muito legal seu blog!
    Um duvida, voce adquiriu algum tipo de bolsa da uniao europeia? Se sim, como foi o procedimento? Se não, foi tudo por conta propria mesmo? moradia e etc?

    Beijos, Escreva mais!!

    > Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana, desculpe a demora em responder seu comentário. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog. :) Quanto à sua dúvida, infelizmente não tive nenhuma bolsa, foi tudo por conta própria, moradia inclusive, e não tenho nenhuma informação concreta sobre bolsas de lá (mas sei que existem). Porém, o governo francês oferece um auxílio aos estudantes chamado CAF para pagar a moradia. Você acessa o site da CAF e segue as orientações deles para se inscrever. Tem que ter um contrato de aluguel (ou morar em algum alojamento social e ter os documentos da estadia) e eles pagam todo mês uma quantia que depende do valor do seu aluguel e da sua renda, geralmente dá uns 30 a 40% do aluguel.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Olá Vanessa, obrigado por compartilhar a sua experiência na França. Vc saberia me dizer qual seria a equivalência de estudos de uma graduação de 4,5 anos + mestrado de 2 anos ambos no Brasil no sistema francês? Creio que seja BAC+6. Tenho também uma pós-graduação lato sensu de 2 anos, será que entra no cálculo do BAC? Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, desculpa pela demora na resposta, minhas últimas semanas tem sido muito corridas. Então, não sei se você ainda precisa de uma resposta quanto à sua dúvida, mas acho que dá pra botar BAC+8, porque sua graduação + o mestrado dá BAC+6, e se você tem uma pós também de 2 anos, dá BAC+8, eu acho que conta, sim. Mas em todo caso o ideal é você confirmar com o Campus France, porque eles podem te dar uma resposta mais concreta.

      Mas é isso, obrigada pela mensagem e escreva se precisar.

      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
  4. Achei seu blog hoje e encontrei tudo que precisava pra candidatura no mestrado!!!! Amei!
    Mas fiquei com uma dúvida. Os cursos são todos pagos? Alguns são gratuitos? Como funciona esse sistema na França?

    Obrigada.
    Abraços,
    Natanny

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por ter respondido a minha dúvida, procurei muito, mas não havia encontrado até vc ter escrito aqui!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir