A Saga do Visto Francês Parte 1


A etapa mais difícil do processo de candidatura e preparação para mim foi a do visto. Foram meses, sim, meses, de espera e muito sofrimento. No fim, deu certo, mas foi o que mais me fez duvidar de que conseguiria alcançar o sonho de estudar na França. Por quê? Vou contar.

No dia 14 de abril, dois dias depois do meu aniversário, havia uma mensagem da Paris 7 na minha caixa de mensagem do Campus France. Ela dizia que eu havia sido aprovada para o Master Psychologie parcours (é tipo a especialidade) psychanalyse et champs social. Era exatamente a que eu mais queria, a opção número 1, dois meses antes do que normalmente é esperado, que é junho, e sem eu ter enviado o TCF ainda. Acho que foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. 

A Paris-Diderot, embora este não seja o meu prédio. Imagem: Micefa.org
Depois de ter digerido a informação, contado para a minha mãe, para a professora de francês, para a analista e coisa e tal, chegava o momento de dar entrada no visto. O temido visto de estudante. E lá fui eu. Primeiro fui ao site do Consulado Francês no Rio de Janeiro, que fica na Maison de France, no Centro. No site tem até bem explicado tudo que você precisa para todas as categorias de visto e todo o procedimento. O meu era o visto para estudante de mais de seis meses, ou seja, o visto de long séjour. Analisemos juntos a *pequena* lista de documentos exigidos, segundo o site do consulado:

- Certificado Campusfrance contendo o n° identificador - ok, só baixar no seu dossiê Campus France.
- Carta de aceite da universidade francesa constando o período de estada - ok também, no dossiê.
- Diploma ou histórico universitário brasileiro - ok
- Certidão de nascimento - ok
- Declaração do responsável familiar pelo envio de 615 € (EUROS) mensais 
(com firma reconhecida) - Razoavelmente ok, tem o modelo no site do consulado, tanto para o responsável (pai, mãe, marido, esposa, irmão etc, quanto para auto-financiamento)
- Declaração de idoneidade bancária do responsável - O QUÊ??? Aí começou o problema. Onde arrumar isso? Depois de uma pesquisa no Google, descobri que é uma declaração do banco dizendo que a pessoa enquanto cliente sempre agiu dentro dos princípios da moral e da ética e bla bla bla. Minha pobre mãezinha teve que ir ao banco dela pedir isso, ficar horas esperando e ainda aguentar gerente debochado e de má vontade que não sabia o que era e nem queria saber. Mas ela conseguiu, graças à sua agora funcionária preferida na agência, Viviane.  
- 3 últimos contra-cheques e declaração completa de ultimo imposto de 
renda do responsável - ok, mas aí vinha outro problema. Lá em casa somos só minha mãe e eu e a renda dela é pouca para poder me enviar 615 euros por mês. Medo enorme de dizerem que ela não tinha recursos financeiros suficientes. Mas aí vem a história que já vou contar. 
- Passaporte com pelo menos 1ano e 3 meses de validade,(copias das 
paginas contendo seus dados pessoal) - ok
- Documento comprovando seu alojamento na França pelo 3 primeiros 
meses - ok. O temido aluguel do apartamento. Vou falar sobre isso num dos próximos posts.
- 1 formulário devidamente preenchido, datado e assinado em letras de 
forma - ok. Tem no site também, inclusive com instruções de preenchimento.
- 1 Fotografia 3 x 4 fundo branco - ok
- Reserva da passagem de ida e volta para estada de até 6 meses - eu não precisava, mas também já tinha. 

Com tudo isso em mãos, um bolo de documentos imenso, eu agendei no site do consulado um horário para ir lá entregar tudo. Como ainda era maio, eu consegui agendar tranquilamente para junho (no dia de um jogo do Brasil na Copa que já esqueci qual era) e fui. 

Meu problema, como eu disse, era o dinheiro. Minha mãe não tinha como provar recursos suficientes para me mandar o dinheiro todo mês. Massssss... nós tínhamos cada uma um pezinho de meia que fechava a conta. Era minha única esperança. Aí eu fiz a idiotice de juntar o nosso dinheiro todo na conta dela e fui linda e morena entregar os documentos no dia marcado, levando além de tudo extratos bancários da conta dela.

O que aconteceu nesse dia? E depois? Veremos na segunda parte da saga.


7 comentários:

  1. Vanessa querida, estou acompanhando o blog e achando um máximo as tuas experiências!!!!
    Muuitooo legal :)

    Beijokas made in RS no Brasil :D
    Myn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn, Myn, obrigada pela força, querida!!! Saudades!! Beijosss

      Excluir
  2. Vanessa, você está de parabéns, me vejo muito em você e na sua trajetória, porém gostaria de tirar umas dúvidas com você.

    - Como eles fazem a matemática para dizer se você possui o suficiente para se manter pegar a cotação do euro e dividem pelo seu valor na conta ? (Dai você precisa ter 615 euros durante 24 meses? Duração da Master ?

    - Na Justificativa da Universidade (Campo específico para cada universidade, o que você escreveu, lembra? Não consigo ser longo e denso naquela parte, acho que é muito objetivo)

    - Para meninas o job que tem sempre é babysitter, e pra meninos?O que você me diria?

    Pretendo fazer master em finanças mas no sul, tenho aversão a Paris (Overrated total)e me vejo bastante nas suas aventuras no blog, está de parabéns realmente.

    Um adendo : Você tentou bolsas de estudos ? Eiffel, Ilê de la France? CAF, você utiliza ? Conhece? Já ouvi dizer que é uma dor de cabeça, seria bom dividir conosco como é que funciona, diploma de alternance/apprendisage, se aplica a você?

    Beijos do seu conterrâneo, depois de ler seu blog fiquei até mais motivado (me passa seu e-mail, skype) gostaria de trocar mais figurinhas com você e te contar da minha trajetória.

    Beijão e boa sorte

    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Peterson, obrigada pela visita, pelo comentário e pelo elogio! :D Fico muito feliz de poder contribuir com a jornada de alguém, de alguma forma. Agora as respostas para as suas perguntas:

      - Eu não sei como é o cálculo deles, mas acredito que seja por aí mesmo, você ter, dividindo o valor da sua conta pela cotação do euro, no mínimo 615 euros por mês durante 12 meses (não 24, pois o seu visto só vale 1 ano no máximo, então eles não vão exigir 24 meses). Por outro lado, eu não aconselharia você a confiar só nisso de ter 615 euros por 12 meses na sua conta. O ideal é você ter um familiar (pai, mãe, irmão, cônjuge) que se responsabilize por te enviar esses 615 euros e comprove que tem renda pra isso. No meu caso, a minha mãe não tinha exatamente uma renda suficiente, mas nós completamos mostrando o dinheiro da poupança, aí não teve problemas. Eles querem que você comprove que tem uma segurança financeira, sabe. Ou que tem bastante dinheiro guardado ou que tem alguém que possa te auxiliar.

      - Não lembro exatamente o que escrevi na justificativa da Universidade, mas sei que falei algo sobre a excelência do ensino deles naquele campo de estudo que eu procurava e falei sobre o programa de mestrado em psicanálise deles que tinha uma especialidade voltada para o meu tema de estudo. A dica é sempre argumentar sua escolha acadêmica. Mostrar que aquela formação naquela faculdade é importante pra você academicamente, e não só como desculpa pra morar na França.

      - Os meninos também trabalham como babysitter! Tem famílias que até preferem homens como babysitter. Caso você não queira, pode tentar como garçom em restaurantes, ou no ramo da alimentação em geral, mas é mais difícil conseguir emprego.

      - Não tenho bolsas de estudo. Pesquisei na época, mas nenhuma se aplicava a mim. Também não conheço o diploma de alternance/apprendissage. O CAF é o auxílio-moradia, você se inscreve e eles fazem um cálculo e te dão uma parte do seu aluguel todo mês. Posso fazer um post falando sobre isso qualquer dia.

      Fique à vontade para comentar sempre que quiser e se tiver alguma dúvida, só me perguntar. Pode me escrever também em: vanessasantos.psi@gmail.com

      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa, eu estou fazendo o processo do visto long sejour. Gostaria de saber se o certificado que vc levou com o número de identificaçao era o mesmo do attestation d'acceptation. Porque eu achei que essa atestação era a carta de aceite... fiquei confuso. E o email que eu mandei p consulado, o carinha disse que era para levar só o número identificador. Será que você consegue me esclarecer?

    ResponderExcluir
  5. Que blog maravilhoso! Cheguei tarde mas está me ajudando muito na minha nova etapa na França. Obrigada por compartilhar sua experiencia.

    ResponderExcluir